Retrospectiva do bairro Padre Réus, Gravataí - RS

Atendendo a alguns pedidos, trazemos uma breve retrospectiva do nosso trabalho no bairro Padre Réus, Gravataí - RS.


Reunião sobre a regularização fundiária, no dia 06 de agosto de 2020, no bairro Padre Réus, em Gravataí - RS, com o prefeito, à época, Marco Alba, a secretária de habitação, à época, Renata Zineli, secretário de ações sociais, à época, Luis Stumpf, presidente da Fracab, Arnobio Mulet Pereira e o diretor executivo da ATL Projetos e Cidades Fabricio de Castro.


No dia 24 de agosto de 2020 fizemos a primeira assembleia com os moradores do bairro, que decidiram em aderir o processo de regularização através da Lei Federal REURB, nº 13.465, de 11 de julho de 2017. (Você pode acessar a lei por este link). Essa foi a etapa onde os moradores do bairro conheceram a ATL Projetos e Cidade. Esteve presente na assembleia representantes da associação dos moradores do bairro, a secretária de habitação do município, à época, Renata Zineli, o secretário de ações sociais, à época, Luis Stumpfo, o presidente da Fracab, Arnobio Mulet Pereira e o diretor executivo da ATL Projetos e Cidades, Fabricio de Castro.


A etapa da topografia do bairro aconteceu em 26 de novembro de 2020, pelos engenheiros parceiros da ATL, Evandro e Marcelo, da empresa LineMap. Júlia Osório, arquiteta e urbanista da ATL, acompanhou todo o processo e explica que com base nas informações do levantamento topográfico, será feito uma análise do solo para o projeto de pavimentação.


A etapa do técnico social do bairro aconteceu diante de três datas pré-estabelecidas com a comunidade e a socióloga Edna Gomes. O primeiro plantão aconteceu no dia 19 de setembro; o segundo no dia 03 de outubro e a terceiro no dia 21 de novembro. Edna explica que a etapa do técnico social é importante para identificar a realidade da comunidade, sua composição e renda familiar, escolaridade, tempo de moradia na área, com um conjunto de ações mobilização como ligações, reuniões, plantões sociais. Visamos promover a autonomia e protagonismo social viabilizando a participação dos beneficiários nas etapas do processo da Reurb.


Agora, o processo de regularização do bairro está na fase de projetos urbanístico. Essa é uma das fases mais importantes, trabalhosas e demanda de um rigor técnico muito grande, pois precisa ser conferido o projeto com a legislação municipal. A arquiteta, Júlia Osório, responsável por esta etapa, explica que as ações feitas agora é para montar estratégias para deixar o projeto de acordo com a legislação municipal. A prefeitura está sendo acionada constantemente, pois precisamos identificar o que precisa ser ajustado perante as legislações vigente na cidade.



48 visualizações0 comentário

ATL Arquitetura e Urbanismo Ltda. CNPJ 14.843.252/0001-97

Rua Presidente Roosevelt, 341 - Centro | São Leopoldo 95200-085 | RS

51 3783 3965 | 51 99161 7270 | contato@atlprojetos.com

© 2020 ATL Projetos e Cidades.