Dia mundial da água

Atualizado: Mar 23

Só tem vida na terra porque tem água. A água nos dá tanto, nos ensina muito se nos propomos a observá-la. Fluidez, contorno de obstáculos, seguir sempre em frente, força imensa que inunda e destrói. Água é gota e é oceano. Hoje é o dia mundial da água, 22 de março, e é quando devemos agradecer por tamanha contribuição para a vida. Mas te pergunto, é só hoje que precisamos lembrar da importância da água? Te convido a pensar como podemos retribuí-la?


A água da chuva é hoje um bem tão precioso, precisamos dar o devido valor. Para que possamos pensar: a água da chuva é tratada como esgoto, e na maioria dos casos vai para o mesmo lugar que esgoto doméstico. Isto é triste não é?! A chuva traz a água que é vida para nós, todo o ciclo da água perdido nos terrenos, nas calçadas e ruas impermeáveis e na sua destinação. Esta água deveria infiltrar no solo e abastecer os lençóis freáticos, nascer numa vertente e cumprir seu ciclo, virar um rio e encontrar o infinito no oceano.


Podemos ajudar? Sempre! Devemos deixar o terreno das nossas casas com jardins, áreas que permitam a água ser absorvida pelo solo. Também podemos armazenar essa água utilizando cisternas para rega de jardins, lavar as calçadas e os carros. Toda ajuda é muito importante e extremamente necessária! Dá trabalho? Sim, mas olhe por outro lado: o trabalho incessante da natureza a nos fornecer tudo o que é necessário para a vida.


Aqui vai uma dica preciosa de como fazer uma cisterna para utilização da água da chuva: é necessário um tonel, ou uma caixa d’água, para armazenamento da água coletada das calhas das casas. Par a que o as folhas e galhos saiam sem dificuldade, na tubulação da calha encaixa-se um cano que possibilita a saída dos materiais sólidos. Em seguida a água é direcionada para o reservatório, que deve ter um cano para entrar a água, outro para sair e outro conhecido como o ladrão, para direcionar o excedente para o solo.

Segundos dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento, em 2019 mais de 16% da população brasileira, ou quase 35 milhões de pessoas, não têm acesso à água tratada, e apenas 46% dos esgotos gerados nos país são tratados. É muita gente!


Confira o passo a passo de como fazer uma cisterna caseira.


Se cada um fizer a sua parte, mesmo que seja só um pouco, juntos estaremos fazendo muito!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo