Benefícios de morar em um loteamento regularizado

Antes de falarmos sobre os benefícios de morar em uma área regularizada, vamos explicar o que é um loteamento.


Segundo dado do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (2020), um loteamento é a divisão de uma grande área de terras em lotes menores destinados à construção de residências e prédios, ampliando a área da cidade. A responsabilidade pelo loteamento pode ser tanto uma pessoa física, empresas privadas ou cooperativas que ficam responsáveis por vender os terrenos.


Porém, os terrenos só poderão ser vendidos após a prefeitura de cada munício aprovar o projeto e do correspondente registro desse projeto no Registro de Imóveis. Lotear uma área sem a autorização da prefeitura e sem registro no Registro de Imóveis é ilegal.

Agora que você já sabe o que é um loteamento, vamos aos benefícios de ter um terreno regularizado.


· Você poderá ter a sua propriedade no seu nome. Tornando-se o dono oficial daquilo que comprou;


· Você terá a matrícula do imóvel que comprou, tendo a garantia de permanecer morando no local;


· O loteamento será visto como cidade, deixando a característica de espaço privado;


· Vai poder reivindicar as infraestruturas básicas, como água potável, energia elétrica, iluminação pública e redes de esgoto;


· O local será organizado para melhor aproveitar o espaço, dando condições para acesso de transporte coletivo;


· Poderá ter infraestrutura pública como praças, escolas e postos de saúde próximos da sua residência, pois o mau loteador não destina uma parte da área, como prevê a legislação, para a colocação desses equipamentos;


· Você terá acesso a financiamentos junto aos bancos ou outras instituições financeiras para construir ou reformar sua residência, porque terá como apresentar a documentação necessária.


Mas lembre-se a regularização fundiária é um processo que apesar de estar mais simplificado, devido a nova lei federal 13.465/2017 conhecida como REURB, não é um processo simplório, pois exige uma equipe multidisciplinar e experiente, assim como o devido tempo para a realização do trabalho, aprovação da prefeitura e emissão das matrículas pelo registro de imóveis.


Nós da ATL Projetos e Cidades somos uma equipe que auxilia você na hora de regularizar seu imóvel, desde um processo de regularização de um loteamento, um terreno, e de habitações já construídas.

8 visualizações0 comentário

ATL Arquitetura e Urbanismo Ltda. CNPJ 14.843.252/0001-97

Rua Presidente Roosevelt, 341 - Centro | São Leopoldo 95200-085 | RS

51 3783 3965 | 51 99161 7270 | contato@atlprojetos.com

© 2020 ATL Projetos e Cidades.