ATL Projetos e Cidades: Construindo um mundo melhor!

A nossa casa é local onde podemos nos sentir mais seguros. É lá onde conseguimos proteger a nossa família e nos desenvolver enquanto indivíduos. É a primeira necessidade para a constituição de uma família.


Hoje, no Brasil, a estimativa de déficit habitacional é de 7.9 milhões de unidades, segundo levantamento do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Mas este dado é realmente somente uma estimativa, pois é parcial. Então pergunto: como ter um dado confiável se não temos nem o mapa da irregularidade fundiária urbana?



Para enfrentar o déficit na habitação é preciso ser investido em três pilares, de forma muito consciente:

a) A irregularidade fundiária: segundo dados de 2018 do ministério das cidades mais de 60% dos terrenos no Brasil são irregulares.

b) Habitações precárias: há estudos que apontam que em torno de 40% das moradias no país estão em condições insalubres para moradia.

c) Construção de unidades habitacionais: com o aumento permanente da população brasileira há uma grande demanda de novas construções.


Só teremos o déficit real, o número de unidades que faltam, com o enfrentamento da irregularidade fundiária e das habitações precárias. Digo isto pois acredito que sem um controle e sem os dados concretos, navegamos sem uma bússola no meio de uma tempestade.


O atual momento mundial mostra a necessidade de investir de forma assertiva nas habitações. Isto porque todos nós precisamos ficar mais tempo em casa e assim foi possível entender o quanto o nosso lar tem que nos abrigar, proteger, nos dar conforto e lazer.

A ATL Projetos e Cidades e o Programa ATL Regulariza

Uma empresa social busca solucionar problemas sociais e desta forma ter a sua fonte de renda. Com esse fim a nossa empresa tem como princípio ajudar as famílias a organizarem as suas moradias.


Tratamos atualmente dos processos de regularização fundiária e habitacional, pois percebemos neste nicho uma necessidade urgente de atuação. Segundo nosso entendimento esta é a base da pirâmide, ou seja, numa infinidade de soluções que o mercado habitacional carece, este é o que precisa ser resolvido em primeira mão, pois trata do direito a moradia, da dignidade essencial do ser humano de ter um lar. Desta forma, quando estas questões estiverem sanadas, será possível falar de outras soluções e melhorias para as mesmas comunidades.


Nesta fase de resolver o problema da irregularidade fundiária e habitacional muito tem a ser feito. Existem situações diversas, desde as mais simples de irregularidade documental, até as mais complexas com áreas que necessitam de adequações de infraestrutura urbana, obras de mitigação de riscos, processos de intervenções urbanísticas e até mesmo realocação e reurbanização. Há uma grande gama de situações no qual a necessidade de atuação de empresas como a nossa é imensa, extremamente necessária para que a sociedade avance e as famílias conquistem maior dignidade.


A busca de soluções para as habitações como um todo, faz parte do nosso debate diário. A precariedade das residências e a consequente desvalorização do ser humano que isto gera, também é um ponto de preocupação permanente. Construir propostas que possam contribuir com soluções de qualidade e definitivas, é desafio que nos move.


Em relação ao novo, ao construir novas unidades habitacionais, o nosso foco está voltado para a sustentabilidade. Casas, loteamentos, bairros, cidades mais sustentáveis. Toda construção pode ter o cuidado em reduzir o desperdício, aproveitar os recursos naturais, preferir utilizar materiais que sejam ecologicamente corretos. Fazer escolhas mais conscientes do impacto que causamos, pensar nos sistemas de forma integrada, oferecer soluções viáveis e permanentes para todas as pessoas.



Sabemos que não podemos mudar o todo, mas podemos nos esforçar para mudar tudo o que tocamos. Transformar a realidade das comunidades e das cidades que nos envolvemos é o ponto inicial da mudança do país e do mundo.




Nós estamos fazendo isto: a mudança que queremos ver no mundo.


Fabricio de Castro

ATL Projetos e Cidades

13 visualizações

ATL Arquitetura e Urbanismo Ltda. CNPJ 14.843.252/0001-97

Rua Presidente Roosevelt, 341 - Centro | São Leopoldo 95200-085 | RS

51 3783 3965 | 51 99161 7270 | contato@atlprojetos.com

© 2020 ATL Projetos e Cidades.